Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My Cherry Lips

Um blog sobre moda, beleza, comida e lifestyle, onde partilho convosco tudo o que gosto e que faz parte do meu dia a dia.

Ter | 15.04.14

Receitas rápidas: Pão de alho à italiana

Fotos: Graziela Costa 

 

Quando o meu namorado faz anos ou o avô dele nos convida para almoçar, vamos sempre a um restaurante italiano no Seixal. É um daqueles restaurantes pequeninos onde tudo é caseiro e a comida tem um sabor fantástico. Recentemente, recebi uns queijos e então, lembrei-me de "recriar" o pão de alho que costumamos comer lá. A receita foi feita segundo o meu paladar, pelo que provavelmente eles nem fazem assim no restaurante. 

 

Ingredientes

(para 2 pessoas)

 

2 fatias de pão saloio (de preferência um pão que quando for ao forno não se desfaça)

Queijo flamengo (usei Queijo Vaquinha)

Polpa de tomate (também podem usar tomate fresco ou seco)

1 dente de alho

Orégãos secos qb

Azeite (usei al Canet)

 

Preparação

1. Parta um dente de alho em dois e passe sobre as fatias de pão. Vá partindo e passando o alho sobre o pão, até que o alho esteja tão pequenino que já não consiga realizar essa acção.

2. Deite o alho desfeito sobre o pão e regue com um fio de azeite.

3. Deite a tomate sobre o pão.

4. Acrescente uma fatia de queijo sobre cada fatia de pão.

5. Polvilhe com orégãos.

6. Leve ao forno até o queijo gratinar.

7. Sirva quente.

 

 

 

Nesta receita, usei o Queijo Vaquinha, um queijo que conheci graças à Carolina, uma das minhas melhores amigas, pois em 2006, fui visitá-la aos Açores e ela fez questão de me apresentar o queijo mais antigo da sua ilha.

 

Ainda me lembro do dia em que fomos visitar a fábrica, pois estava muito vento e o Luís, meu amigo da faculdade, que também é dos Açores levou-nos num tour pela ilha e claro, uma das primeiras paragens foi mesmo para tomar o pequeno almoço na fábrica do Queijo Vaquinha.

 

Já agora, para os que não conhecem, o Queijo Vaquinha é oriundo da ilha Terceira e quem for visitar esta ilha, não pode deixar de fazer uma visita à fábrica e ver como se fabrica este queijo. 

 

Actualmente a marca Queijo Vaquinha fabrica cinco tipos de queijos: o Vaquinha Tradicional (em formato barra); o Vaquinha Ilha Terceira Pequeno (o que usei na receita); o Vaquinha Picante; o Vaquinha Ilha Terceira Grande (tipo ilha); e o Vaquinha Fresco do dia.

 

 

 

 

 

 

 

Para beber nesta refeição, recomendo-vos um Pé Posto Tinto 2009 Grande Reserva, um vinho da região do Douro, que costuma acompanhar pratos fortes, como a maioria dos pratos italianos.

Graziela

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.