Provar comida e ganhar dinheiro
No início do ano lembro-me de estar em casa a enviar currículos e de ter a televisão ligada no programa "Querida Júlia", quando de repente começo a ouvir qualquer coisa como "Maria ganha dinheiro a provar coisas". Tirei os olhos do computador e continuei a ouvir o programa, passados uns minutos percebi que se tratavam de provas sensoriais, isto é, as pessoas provam um pouco de um produto (que habitualmente já foi lançado, mas cujas marcas querem melhorar) e dão a sua opinião em vários aspectos, sabor, textura, acidez, etc.
Depois de uma pequena busca no Google encontrei algumas empresas, no Porto, em Santarém e a Prosense em Lisboa.
Estou inscrita nesta empresa desde Fevereiro e vou regularmente a provas, que ocorrem geralmente entre as 10h e as 12h40 ou entre as 14h e as 16h40.
Por cada prova completada ganham 5 euros, que são pagos através de recibo verde ou podem acumular o valor de um ano e fazer um acto único.
Muitas vezes, as pessoas pensam "ah é só 5 euros não compensa o esforço", claro que estas provas só valem a pena se tiverem passe de transporte, pois decorrem no Instituto Superior de Agronomia (Lisboa), mas se pensarem "grão a grão enche a galinha o papo" vêem que compensa.
No meu caso, eu apenas posso ir a algumas provas que decorrem na minha hora de almoço, pois no inicio deste mês comecei um estágio profissional, mas o esforço continua a valer a pena, pois esse dinheiro serve-me de poupança para o futuro.
Em conversa, com a responsável de uma das provas fui informada que necessitam de provadores, pois com o início das aulas e o regresso ao trabalho muita gente deixa de aparecer, por isso aproveitem.
Actualização
Apercebi-me que a maioria dos leitores não está a perceber como pesquisar pelas empresas, pelo que deixo aqui algumas:
Sense Test (Vila Nova de Gaia)
Qualitest (Santarém)
Full5en5e (Lisboa e Porto)
Leha Degustateur (Torres Novas)
Formas de pagamento
Outra questão que me colocam muitas vezes é como funciona a questão do IRS, como devem imaginar cada caso é um caso e eu não vos consigo esclarecer, assim aconselho-vos a consultarem o portal das Finanças ou a deslocarem-se mesmo a uma repartição, pois eles dar-vos-ão o aconselhamento certo.
Para quem quiser testar cosméticos no Porto pode ver este post.
Para conhecerem outras dicas de poupança consultem este post.