Gumelo: a aventura dos cogumelos mágicos
Fotos: Graziela Costa
Lembro-me de um dia estar em casa ao computador com a televisão ligada num daqueles programas da tarde e ouvir falar em Eco Gumelo, não sei porquê, mas o nome chamou-me a atenção e conforme me virei, vi uma caixa que deitava cogumelos. Que estranho! Decidi então pesquisar sobre o assunto na internet e descobri o Eco Gumelo que me permitia produzir em casa, cogumelos da espécie Pleurotus ostreatus, a partir de borra de café, uma coisa simples e que pareceu económica. Mas como iam nascer cogumelos de borras de café? Ora, o Eco Gumelo é um substrato ecológico para produção de cogumelos em casa.
Nas última semanas tenho vindo a acompanhar o crescimento do meu Eco Gumelo e decidi partilhar a minha experiência convosco.
Para começar, basta abrir, vaporizar o Eco Gumelo e coloca-lo num sitio onde não apanhe luz directa do Sol. Depois só temos de vaporizar duas vezes por dia e ao fim de 10 a 20 dias o nosso Eco Gumelo está pronto a colher.
Depois de colhidos, os cogumelos podem ser cozinhados frescos ou guardados no frio por alguns dias. Como não têm aditivos nem conservantes e são biológicos, podemos cozinha-los de qualquer maneira. O melhor é que têm um elevado valor nutritivo, são ricos em proteínas e ajudam a reduzir o colesterol, a prevenir doenças cardiovasculares e a reforçar o sistema imunitário.
Para além disso, cada caixa pode fazer até três ciclos de cogumelos e depois torna-se num resíduo biodegradável de impacto reduzido para o ambiente.
Eu espero ansiosamente pelo segundo ciclo de cogumelos, mas antes disso ainda vou partilhar convosco uma receita com estes cogumelos.