Os filmes que mudaram a minha vida
Recentemente, terminei o curso de "História do Cinema" (ministrado pelo realizador António Pedro Vasconcelos), do Âmbito Cultural, do El Corte Inglés e adorei! Pois, para além de relembrar alguns dos clássicos que dei na faculdade descobri mais uma série de filmes que não conhecia. No entanto, o meu fascínio pelo cinema começou quando ainda andava na escola primária, já que na minha cidade existe um festival de cinema e na altura, o Lauro António, um conhecido crítico e um dos organizadores, costumava ir todos os anos à loja dos meus pais. Lembro que ele lhes perguntava sempre "então já a levaram ao cinema?" e os meus pais diziam que não dava porque tinham de trabalhar, mas aos 6 anos lá consegui ir.
Corria o ano de 1993 e numa tarde do mês de Outubro todas as escolas primárias do concelho foram ver o filme "Regresso a Casa". A sala de cinema estava cheia e os miúdos estavam todos aos gritos, a excitação era notória porque provavelmente também era a primeira vez que eles iam àquele local. Eu sentei-me no lugar que me indicaram e esperei que as luzes se apagassem.
No momento em que começaram a surgir as primeiras imagens no ecrã fiquei logo encantada, principalmente porque era um filme sobre animais e naquela altura tinham-me oferecido um cãozinho. Na verdade, não me lembro do filme todo, mas sei que chorei imenso e quando cheguei a casa abracei o meu cão (o Mickey) com medo de o perder. Nunca mais vi esse filme, mas sempre que conseguia lá convencia os meus pais a deixarem-me ir ao cinema com os meus primos mais velhos e um dia até os convenci a irem ver comigo o "Evita" (outro filme dado à choradeira eheheh).
A minha "emancipação" face às idas ao cinema aconteceu lá para os 12 anos porque todas as sextas feiras o pai de uma das minhas melhores amigas nos ia levar e buscar ao cinema local (este era o requisito dos meus pais). Aliás, confesso que devo ter visto quase todos os blockbusters dos anos 90 e 2000, tanto que quando fui para a faculdade eu e as minhas melhores amigas já tínhamos visto quase todos os filmes do clube de vídeo lá do sitio.
Ainda nessa altura pensei em ser realizadora, produtora de música, jornalista, fotógrafa e quando tive de escolher o curso que ia tirar decidi-me por "Novas Tecnologias da Comunicação, pois tinha bocadinho de tudo.
No entanto, o curso não tinha tanto audiovisual como eu pensava e comecei a ficar deprimida, tanto que nessa altura comecei a fotografar mais e a frequentar o "Mercado Negro". Um bar que, para além de ter concertos de bandas alternativas, exibia também, todas as quartas feiras, ciclos de cinema experimental, os quais me deram a conhecer realizadores como: Emir Kusturica, Pedro Almodóvar, Woody Allen, Philippe Garrel, entre outros. Ainda assim, acho que o "momento" que definiu os meus gostos cinematográficos foi mesmo o ano que passei de Erasmus, na Faculdade Ciências Sociais (Universidade de Vigo), local onde pude ter disciplinas como história do cinema, realização, iluminação e fotografia, cadeiras que me deram uma bagagem cultural enorme e que definem grande parte da pessoa que sou hoje em dia.
Tanto que, aos 27 anos já posso dizer que tenho um filme favorito e uma série deles que mudaram a minha vida! Ei-los aqui!
Já agora, quais foram os filmes que mudaram a vossa vida?
L'Eclisse - Micheangelo Antonioni
O meu filme favorito
8 1/2 - Federico Fellini
Paris Texas - Wim Wenders
Lost In Translation - Sofia Coppola
Where The Wild Things Are - Spike Jonze
The Science Of Spleep - Michel Gondry
Les Amoures Imaginaires - Xavier Dolan
Bufallo 66 - Vincent Gallo
Gone With The Wind - Victor Fleming
Breakfast at Tiffany's - Blake Edwards