Ser turista na minha cidade parte 4: Palácio Nacional da Ajuda
Fotos: Graziela Costa
Estar desempregada é provavelmente a coisa mais chata do mundo: primeiro porque não nos sentimos úteis, segundo porque muitas vezes parece que vivemos à margem dos comuns mortais e terceiro porque não nos sobra dinheiro para fazer a maioria das coisas que gostamos. Neste momento, talvez a única vantagem de estar desempregada é mesmo poder visitar muitos monumentos gratuitamente.
Para quem não sabe, mostrando a declaração do centro de emprego podemos visitar gratuitamente (em qualquer dia da semana) os museus e monumentos tutelados pela Direção Geral do Património. Em Lisboa, temos bastantes monumentos que fazem parte deste organismo, por isso desta vez decidi fazer um tour pelo Palácio Nacional da Ajuda. Já lá tinha ido uma vez, aquando da exposição da Joana Vasconcelos, mas agora gostei muito mais, pois vi o palácio em si, ou seja vi toda a sua riqueza arquitectónica e decorativa.
Se nunca visitaram o Palácio Nacional da Ajuda aconselho-vos a faze-lo porque vale mesmo a pena. Já agora, espero que estas fotos vos despertem a curiosidade e brevemente vou também irei mostrar-vos um local bem turístico da capital.
Deixo-vos ainda algumas informações úteis se forem visitar o palácio :
Transportes
Carris: 18E; 729; 732; 742; 760. CP (linha do Estoril): estação de Belém.
Horário
Das 10h00 às 18h00
(as salas começam a fechar a partir das 17h30)
Encerrado às 4ª feiras, 1 de Janeiro, domingo de Páscoa, 1 de Maio, 25 de Dezembro.
PS: Para quem não está desempregado pode sempre visitar gratuitamente o Palácio no primeiro domingo de cada mês. Aproveitem!
Podem ver outras visitas da série "Ser turista na minha cidade" aqui.